O Centro de Investigação Neurovascular é um serviço criado para otimizar a investigação clínica dos portadores de doenças cérebro-vasculares . O CIN oferece dois métodos que são os melhores em suas áreas: a angiografia cerebral digital com reconstrução tridimensional e o Doppler Transcraniano.

A Angiografia continua sendo o exame tido como Padrão Ouro na investigação vascular. Nele, estudamos muito além de estenoses ou obstruções. Vemos velocidade dos fluxos, sua direção, a contribuição de cada vaso na circulação e as retenções decontraste em úlceras e estenoses, que estão diretamente relacionadas a eventos cerebrais.

O mais novo armamento que temos é o Doppler Transcraniano. Este exame, que tinha limitações, hoje se consolida como um exame fundamental na avaliação cérebro vascular por revelar informações que somente ele é capaz de prover. O doppler informa de maneira não invasiva e na beira do leito, a patência dos vasos cerebrais, oferece a possibilidade de uma avaliação evolutiva de patologias vasculares, informa sobre a presença de êmbolos na circulação cerebral e sobre sua capacidade de reagir a flutuações da perfusão cerebral (vasorreatividade cerebral) Esses diferenciais são únicos, restritos ao Doppler transcraniano e não encontrados em outros métodos.

Vantagens e limitações:

O Doppler Transcraniano apresenta inúmeras vantagens em relação aos outros métodos de estudo vascular: não precisa de preparo específico, pode ser repetido quantas vezes for necessário, não precisa de contraste, avalia dinamicamente os vasos e suas reações às mudanças do organismo, além de ser mais barato que outras técnicas. Sua principal limitação deve-se à dificuldade do som atravessar as janelas ósseas em pacientes que possuem os ossos do crânio mais espessos, correspondendo a 17% dos indivíduos examinados.

Indicações:

Indivíduos com doenças vasculares cerebrais (derrames, hemorragias e isquemias) Doenças cardíacas com risco de liberação de coágulos (arritmias, fibrilações e forame oval patente).

Doenças com risco arterosclerótico (hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade, distúrbios metabólicos e disfunção erétil).

 Avaliação de respostas vasculares em portadores de: enxaqueca, anemia falciforme, síndromes vértebro-basilares e vertigens.

Em terapia intensiva para acompanhamento de portadores de: hipertensão Intracraniana, trauma crânio-encefálico e de aneurisma cerebral roto.

Prestar serviços de saúde em neurologia com alto teor técnico, embasados na ética, ciência, tecnologia e humanização, objetivando a geração de valores e o respeito da sociedade.

Contato

Telefones:
(32) 3236-9091 | 3213-6577
(32) 3236-8351 | 3239-1804

E-mail:
neuroclinicajf@neuroclinicajf.com.br

Av. Presidente Itamar Franco, 4001/816. Prédio Oeste.
Centro Médico Monte Sinai. Juiz de Fora - MG