A Neuroclínica JF

Missão
Prestar serviços de saúde em neurologia com alto teor técnico, embasados na ética, ciência, tecnologia e humanização, objetivando a geração de valores e o respeito da sociedade.

Neurocirurgia Endovascular

A Neurocirurgia Endovascular surgiu no começo da década de 90 e possibilita o tratamento de doenças arteriais e venosas de maneira minimamente invasiva. É feita através de cateteres e guias, que são inseridos por punção ou incisões cirúrgicas na virilha (acesso femoral) sendo utilizado aparelho de raio x e monitorado por computador.

Este procedimento diminui o trauma cirúrgico, minimiza o tempo de internação, reduz taxa de infecção hospitalar e possui rápida recuperação com pouca dor. A indicação do método utilizado para o tratamento depende da avaliação individual de cada paciente.

Procedimentos Neurovasculares.

• Aneurismas cerebrais

• Mal-formações arteriovenosas cerebrais e raquidianas

• AVCs (derrames)

• Doenças de Carótidas e Vertebrais

• Angioplastia de carótidas com Stent e sistema de proteção cerebral

• Angioplastia de artérias vertebrais com Stent

• Angioplastia de artérias intracranianas com Stent

• Embolização de aneurisma cerebrais Embolização de MAV (malformações arterio venosas) cerebrais

Neurocirurgia Geral

• Hidrocefalia

• Hematomas

• Cistos Intracranianos

• Monitorização de pressão intracraniana

Neuro-oncologia (Tumores do Sistema Nervoso Central),

• Microcirurgia para tumores cerebrais

• Cirurgia transesfenoidal para tumores da hipófise com endoscopia

• Microcirurgia para tumores da base do crânio

• Biopsia cerebral estereotáxica

• Tumor de coluna

Neurocirurgia de Coluna

• Traumas

• Doenças degenerativas (fraturas, artrose, hérnia de disco...)

• Doenças congênitas (escoliose, desvios)...

Nervos Periféricos

• Síndrome do túnel do carpo

ESTEREOTAXIA NA NEUROCIRURGIA

A estereotaxia permite a o acesso as estruturas intracranianas guiada por tomografia, através de uma pequena incisão, permitindo assim, a localização precisa de tumores e possibilitando retirada de material para biópsia de maneira minimamente invasiva.

Este procedimento é feito respeitando as seguintes etapas.

• No Centro Cirúrgico e com uma leve sedação é acoplado na cabeça do paciente um arco de estereotaxia.

• O paciente é encaminhado para o setor de exames do hospital para realizar uma tomografia ou ressonância.

• Após o exame é feito alguns cálculos que indicam a localização das regiões do cérebro do paciente a serem examinadas.

• O paciente é encaminhado ao centro cirúrgico e sob anestesia é feito um orifício no crânio. Com o auxílio dos cálculos, localiza-se a área a ser operada. É introduzido uma agulha de estereotaxia para alcançar o alvo e então é feito o procedimento que pode ser: retirada de material para biópsia, tumores, drenagem de coágulos, cistos, abscessos, ou outras lesões intracerebrais;

Telefones:
(32) 3236-9091 | 3213-6577

Av. Presidente Itamar Franco, 4001/816. Prédio Oeste.
Centro Médico Monte Sinai. Juiz de Fora - MG