O que é o exame de eletroneuromiografia?
A eletroneuromiografia é um exame complementar que ajuda na avaliação de doenças dos músculos e nervos, permitindo ao médico entender a função destas estruturas. Este método é registrado através de gráficos que mostram a função, mas quando o médico necessita ver ossos, nervos, músculos e tendões ele solicita métodos de imagem, tais como a ressonância magnética, a tomografia computadorizada, a ultrassonografia e a radiografia, dentre outros.
Como é feito o exame?
O exame consiste da utilização de estímulos elétricos e, quando necessário, eletrodo de agulha. O estímulo elétrico serve para estudar a condução nervosa e o eletrodo de agulha serve para avaliar doenças dos nervos e dos músculos. O tempo de exame varia com cada caso em razão da quantidade de braços e pernas a serem examinados, as condições do paciente e a tolerância ao desconforto, por vezes, provocado.
Como devo me preparar para o exame?
A alimentação deve ser normal. Deve-se não usar cremes ou óleos que deixem a pele oleosa, pois isto fará com que o exame demore mais em razão da oleosidade da pele. Deve-se levar uma camiseta para realizar o exame nos braços e uma bermuda larga para exame nas pernas. Quem faz uso de mestinon deverá para o uso por pelo menos 24 horas antes do exame. Quem utiliza marevan ou qualquer outro medicamento para a coagulação (ralear o sangue) deve informar no momento da marcação.
Qualquer pessoa pode fazer este exame?
A princípio qualquer pessoa pode fazer. Não há problema para grávidas ou crianças. Aqueles que utilizam marcapasso possuem algumas limitações, mas não os impedem de fazer o exame. Apenas o estímulo elétrico não deverá ser próximo ao marcapasso.
Como funciona a marcação?
A marcação deve ser feita com antecedência e deve-se chegar pelo menos 15 minutos antes para o registro e orientações para o preparo antes do exame.